Skip navigation

Olá!🙂

Relativamente aos trabalhos de grupo sobre o conto Saga, de Sophia de Mello Breyner Andresen, aqui ficam os temas e a respectiva divisão por grupos:

promontorio

Grupo I – [A Acção] – Rafaela, Cláudia, Fátima, Daniela e Nádia.

Grupo II: [O Espaço e o Tempo] – Carla, Helena, Liliana, Marta Moreno, Sara e Hélder.

Grupo III: [Caracterização de Hans] – João Carvalho, José Aguiar, Marta Duarte, Miguel, Ivo e Vítor.

Grupo IV: [Caracterização de Sören e Hoyle] – Luís, Ricardo, João Oliveira, Leonardo e Rui.

Grupo V: [O Narrador] – Ana Rita, Beatriz, Francisco, Jorge, Marisa e Patrícia.

Confirmem os vossos nomes e o tema do trabalho. Poderão colocar aqui, em comentário a este post, qualquer dúvida ou pedido de esclarecimento que vos ocorra desde já.

Em primeiro lugar, devem ler a obra na íntegra e depois começar a realizar o trabalho de acordo com o guião que vos foi entregue.

Recordo que este trabalho será feito e apresentado numa Wiki, uma ferramenta de escrita colaborativa criada para o efeito que irá ser apresentada e disponibilizada no dia 12 de Janeiro.

A apresentação dos trabalhos será no dia 26 de Janeiro.🙂

Entretanto, podem colocar aqui um comentário com as vossas expectativas para este trabalho e a utilização desta ferramenta.

Bom trabalho!😉

66 Comments

    • Marta Carolina
    • Posted Janeiro 12, 2009 at 8:12 pm
    • Permalink

    Olá

    Era só para dizer que confirmo o nome, grupo e tema, está tudo direitinho🙂

    Boa noite!

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 12, 2009 at 10:02 pm
    • Permalink

    ok, Marta.😉 Entretanto informo que já enviei os convites da Wiki para toda a turma. Agora, é só confirmar para ver se conseguem editar.🙂

    Neste post do blogue, coloquem um comentário com as expectativas que têm relativamente a este trabalho e à utilização da Wiki.

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 12, 2009 at 10:15 pm
    • Permalink

    Eu sei professor eu já recebi o meu. Mas obrigado por ter informado.

    • Helena Couto
    • Posted Janeiro 13, 2009 at 5:59 pm
    • Permalink

    Professor eu já me inscrevi na Wiki da Saga.

    O meu username é Lenaicc

    Cumprimentos.

    P.S Obrigado pela ideia da Wiki pois aproveitamos para a usar num trabalho para outra disciplina ^^

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 13, 2009 at 7:00 pm
    • Permalink

    Olá, Helena! Fico contente por saber que a aprendizagem colaborativa começa a ser prática comum na turma. Qualquer ajuda ou dúvida, disponham.😉

    • Helena Couto
    • Posted Janeiro 13, 2009 at 7:50 pm
    • Permalink

    Não sei se alguém já reparou mas dá para mudar a imagem associada ao nosso username para não ficar aquela coisa feia😛

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 13, 2009 at 8:32 pm
    • Permalink

    olá professor, chega só o seu convite ou temos que nos inscrever na wiki?

    • Beatriz Ferreira
    • Posted Janeiro 13, 2009 at 8:47 pm
    • Permalink

    Olá professor;-)
    já me inscrevi na wiki e consigo editar. O username é bia_3.

    O trabalho na wiki vai ser muito bom para cada membro do grupo poder acrescentar ou modificar o trabalho que já lá está feito.

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 13, 2009 at 9:37 pm
    • Permalink

    Daniela: penso que tens de preencher os campos que te aparecem depois de clicar no link, que são username, password e email. Depois confirma e diz se já consegues editar.😉

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 13, 2009 at 9:50 pm
    • Permalink

    Ok, Beatriz!😉

    Já agora, pedia que escrevessem um username de fácil associação a cada um de vocês ou então que colocassem aqui o nome e o respectivo username.

    Entretanto, podem ir continuando a escrever também aqui o que é que esperam deste trabalho de grupo.

    • Claudia Vieira
    • Posted Janeiro 13, 2009 at 10:15 pm
    • Permalink

    Olá professor, o meu username é ClaudiaPatricia 5!

  1. Olá, professor!
    O meu username é lilianasilva16

  2. As minhas expectativas para este trabalho são boas, pois é sempre divertido fazer trabalhos, uyilizando as novas tecnologias.
    É interessante ter a opotunidade de trabalhar na wiki, pois apesar da distância que por vezes se mantém entre os membros do grupo, através da wiki, torna-se tudo mais fácil. Isso acontece, pois lá, na wiki, podemos comunicar uns com os outros, funcionando em grupo, mas à distância!

  3. Desculpe os erros, professor!
    É “utilizando” e não “uyilizando” e “oportunidade” e não “opotunidade”.
    :Z

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 14, 2009 at 6:39 pm
    • Permalink

    Professor peço desculpa mas não consigo inscrever-me na wiki. Pode-me dizer como se faz. Se faz favor.

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 14, 2009 at 8:33 pm
    • Permalink

    Daniela: vou tornar ao enviar-te um convite (invite). Quando o receberes, clicas no link que pede para confirmar ou aceitar o convite, a seguir a: “To join the wiki, or to decline, please visit”
    A partir daí vai preenchendo os rectângulos que te são pedidos. Por fim, na página da Wiki, clica em “edit this page”. Se der, já estás inscrita.😉

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 14, 2009 at 9:01 pm
    • Permalink

    obrigado professor já consegui. o meu usename é daniela_18.
    Mais uma vez muito obrigado

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 14, 2009 at 9:37 pm
    • Permalink

    Ok, Daniela, se entretanto algum dos teus colegas tiver dificuldade em inscrever-se, já sabes como ajudar.😉

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 14, 2009 at 9:44 pm
    • Permalink

    claro professor. com todo o prazer.

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 14, 2009 at 10:22 pm
    • Permalink

    Olá a todos!🙂

    Qual é o primeiro grupo a começar a editar na Wiki?🙂 Podem e devem ir escrevendo o que vão fazendo e utilizar o fórum (Discussion) para trocar ideias com os colegas. Assim, todos ficávamos a saber o que andam a fazer e podíamos interagir.😉

    • Rafaela Nogueira
    • Posted Janeiro 15, 2009 at 6:59 pm
    • Permalink

    Olá, professor!
    O meu username é RafaNogueira_1

    • Marta Duarte
    • Posted Janeiro 15, 2009 at 7:25 pm
    • Permalink

    Olá professor, o meu username é MartaDuarte

    • Nadia Barbosa
    • Posted Janeiro 17, 2009 at 12:14 pm
    • Permalink

    olá professor! O meu nome é NadiaBarosa

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 17, 2009 at 12:44 pm
    • Permalink

    Olá, Nádia, confirma a tua inscrição na Wiki porque o teu username ainda não aparece nos members.

  4. Professor, o meu grupo é obrigado a editar em primeiro lugar o “Tempo” e o “Espaço”, e em último lugar descrever “Vig”, a “Cidade desconhecida”, o “Mundo” e a “Quinta”, ou tanto faz?

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 17, 2009 at 11:48 pm
    • Permalink

    Liliana: deixo ao vosso critério, ou seja, podem estruturar o vosso trabalho de acordo com o que vos parecer mais correcto e numa pequena introdução explicarem as vossas opções.

    Já agora, penso que este tipo de esclarecimentos podem ser colocados no “Discussion” da página do grupo.😉

    • Patrícia Ribeiro
    • Posted Janeiro 18, 2009 at 12:12 pm
    • Permalink

    Olá professor!
    Fui verificar se me tinha convidado para a wiki e não apareceu nada na caixa de entrada.

    Pedia que me enviasse um novo convite.

  5. Obrigada, professor!

    • Claudia Vieira
    • Posted Janeiro 18, 2009 at 5:32 pm
    • Permalink

    Professor, corrigi-o na Wiki na página inicial lá tinha “José Ferreir” e eu pus “José Ferreira”🙂

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 18, 2009 at 7:49 pm
    • Permalink

    Ok, Cláudia, muito obrigado. Esta é também uma das vantagens da Wiki.🙂

    • José Aguiar
    • Posted Janeiro 19, 2009 at 10:57 am
    • Permalink

    Já me inscrevi e o meu nome e Jose Aguiar.🙂

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 19, 2009 at 12:19 pm
    • Permalink

    Patrícia: ontem enviei-te novo convite para a Wiki, pedia-te para confirmares e dizeres se já consegues editar.

    Volto a recordar a todos que podem e devem colocar aqui (em comentário) as vossas expectativas para este trabalho.

    Continuação de bom trabalho!😉

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 19, 2009 at 1:10 pm
    • Permalink

    Foram colocados na página “Home” da Wiki os critérios de avaliação para este trabalho. Vejam, digam a vossa opinião, coloquem alguma dúvida, sugestão…🙂

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 19, 2009 at 1:28 pm
    • Permalink

    Professor eu já li os critérios de avaliação para o trabalho da wiki e concordo com a sua avaliação.

    • Nádia Barbosa
    • Posted Janeiro 19, 2009 at 10:29 pm
    • Permalink

    oi. escrevi mal o nome. é nadiabarbosa

    • Anónimo
    • Posted Janeiro 20, 2009 at 5:54 pm
    • Permalink

    Já estive a ler os critérios professor, ainda bem que nos avisou senão podia dar barraca😀😛

    Eu já perguntei na Wiki mas para o caso de o professor não ver, aqui fica:
    Podemos usar imagens tiradas da internet ou de livros?

    Agradeço a resposta😉

    • Helena Couto
    • Posted Janeiro 20, 2009 at 5:55 pm
    • Permalink

    P.S: Esqueci de por o nome em cima😛
    Estou habituada a isto já ter lá Helena Couto😉

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 20, 2009 at 9:12 pm
    • Permalink

    Helena: Eu hoje falei com o professor e também lhe fiz essa pergunta. O professor respondeu que era mais interessante as imagens serem nossas.

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 20, 2009 at 9:32 pm
    • Permalink

    Exactamente, imagens e desenhos só vossos, e aí entra também a criatividade.😉
    Fico à espera de grandes ilustrações na turma.🙂

    • Nádia Barbosa
    • Posted Janeiro 20, 2009 at 9:52 pm
    • Permalink

    professor podia me enviar outro convite porque eu tentei mas nao consegui.

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 20, 2009 at 11:40 pm
    • Permalink

    Nádia: Já enviei, depois confirma se consegues editar.

    Por falar em ilustrações, deixei um assunto na página Home.🙂

    • Claudia
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 4:17 pm
    • Permalink

    De nada professor😉

    • Marta Carolina
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 6:18 pm
    • Permalink

    Olá,

    Eu acho que o Wiki nos permitirá realizar um trabalho aplicando a “Aprendizagem Colaborativa”, pois podemos trabalhar enquanto nos ajudamos uns aos outros.
    Tem também a vantagem de nos permitir trabalhar a qualquer momento e a qualquer hora, bastando ter um computador com internet para trabalhar.

    É tudo😛

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 9:52 pm
    • Permalink

    O professor na wiki propôs um concurso para que quisesse fazer um desenho, eu peço desculpa mas não tenho jeito para isso, por isso, dou a minha vez ás pessoas com jeito.

    • Rafaela Nogueira
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 10:40 pm
    • Permalink

    Olá.
    Concordo com os critérios de avaliação. Acho que foram bem atribuídos.
    Professor só mais uma coisa nos para as ilustrações podemos por imagens retiradas da internet mas também podemos ser nos mesmos a faze-las certo?

    • Nádia Barbosa
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 11:19 pm
    • Permalink

    Olá!
    Professor vim aqui informalo que o meu username é danyteixeira_6 …
    e o nosso trabalho na wiki está a correr bem.

    • Nádia Barbosa
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 11:20 pm
    • Permalink

    * professor enganeime

    • Fátima Daniela
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 11:22 pm
    • Permalink

    eu sou a Fátima… o nome da Nádia é que esta gravado no meu computador.
    As duas mensagens de cima são minhas. desculpe.

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 11:22 pm
    • Permalink

    Rafaela: as imagens devem ser da vossa autoria, por todas as razões e também pela criatividade.😉

    • Nádia Barbosa
    • Posted Janeiro 21, 2009 at 11:23 pm
    • Permalink

    professor já tive a ler os critérios de avaliação e concordo. Tentarei dar o meu melhor

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 11:21 am
    • Permalink

    Olá!🙂
    Tendo em conta a situação inicial do texto “Saga”, ou seja, o diálogo entre Sören e Hans, dá a tua opinião: concordas com a posição de Sören para com o futuro do filho, Hans? E tu, como terias reagido?

    • Helena Couto
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 2:37 pm
    • Permalink

    Professor é para responder a essa pergunta aqui?😀

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 2:56 pm
    • Permalink

    Sim, Helena. Podem e devem partilhar aqui as vossas opiniões sobre a questão de cima.😉

    • Helena Couto
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 3:14 pm
    • Permalink

    Ok Professor.

    Vou pensar na minha resposta, sempre é mais um extra para a nota… Penso eu😀

    • Rafaela Nogueira
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 5:58 pm
    • Permalink

    Olá.
    Sim, também concordo com o professor acho que as ilustrações devem ser da nossa autoria acho que ai podemos expor a nossa criatividade como o professor tinha referido.

    • José Ferreira
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 7:21 pm
    • Permalink

    A participação aqui no blogue também é um dos critérios de avaliação para este trabalho. Está escrito na página “Home” da Wiki.😉

    • Daniela Moreira
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 7:54 pm
    • Permalink

    Olá professor, eu concordo com a posição de Sören para com o futuro do filho, porque ele teve medo de perder o filho como perdeu os irmãos, e eu também teria reagedo da mesma maneira.

    • Rafaela Nogueira
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 8:26 pm
    • Permalink

    Olá!
    Eu concordo com a atitude de Sören em relação ao futuro de Hans, porque como a Daniela refiro Sören tinha medo de perder o seu filho como perdeu os seus dois irmãos, eu não sei se reagiria da mesma maneira que Sören reagiu visto que o sonho de Hans era ser marinheiro e todos nos queremos concretizar os nossos sonhos. Mas talvez pode-se reagir da mesma maneira de Sören com medo de perder Hans.

    • Nádia Barbosa
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 8:30 pm
    • Permalink

    olá professor. Eu concordo com a posição de Soren para com o futuro do filho,pois mesmo sabendo que oseu sonho era ser marinheiro, ele só queria protege-lo para que nao acontecesse o mesmo que aconteceu com os seus irmãos.
    Na minha opinião acho que teria reagedo do mesmo modo.

    • Helena Couto
    • Posted Janeiro 22, 2009 at 9:01 pm
    • Permalink

    Olá ^.^

    Eu não concordo com o que Sören fez em relação ao filho, porque em qualquer oficio se corre riscos fatais, quer seja ser atropelado por um autocarro ou num naufrágio. E acima de tudo está o facto de Hans ter esse sonho, e devemos a todo o custo cumprir esses sonhos, o que foi que Hans acabou por fazer, mesmo o seu Pai ser contra. Ou seja, Hans foi na mesma navegar pelo mundo e Sören com a sua atitude só fez com que Hans se afastasse da família.
    Conclusão: O que Sören fez não valeu de nada, ou seja não concordo.

  6. Olá!
    Eu não concordo totalmente com a atitude de Sören, pois penso que ele foi demasiado severo com Hans.
    Por um lado, concordo com Sören, pois ele passou um mau bocado quando perdeu os seus dois irmãos, e não queria que o mesmo voltasse a acontecer.
    Por outro lado, Sören errou quando não permitiu que o futuro de Hans fosse como sendo um marinherio. Sören devia ter deixado que o sonho de Hans de tornasse realidade, independentemente das suas consequências.

    No meu caso, talvez reagisse da mesma maneira que Sören reagiu, mesmo sabendo que essa não seria a decisão mais correcta.

    Na minha opinião, cada sonho é um sonho, e para nos sentirmos felizes devemos acreditar neles para que eles se tornem realidade.

    • Beatriz Ferreira
    • Posted Janeiro 25, 2009 at 11:24 am
    • Permalink

    Olá!! ^.^
    Eu concordo com a decisão de Sören, pois acho que um pai quer sempre o melhor para os seus filhos, e nunca o aconselharia de forma que o prejudicasse.
    Sören ficou muito triste com a morte dos seus dois irmãos, num naufrágio, e não queria que o seu filho fosse marinheiro, temendo que lhe podesse acontecer o mesmo.

    No meu caso,teria reagido da mesma forma, mesmo sabendo que o sonho do meu filho era outro e que se eu não concordasse, ele nunca o realizaria.

    Na minha opinião, cada pessoa pode ter um sonho, mas deve sempre ouvir o conselho dos pais.

    • Helena Couto
    • Posted Janeiro 25, 2009 at 12:10 pm
    • Permalink

    Na minha resposta esqueci-me de colocar como teria reagido.

    Se eu estivesse no lugar de Sören eu teria deixado o filho seguir o seu sonho, pois apesar do que aconteceu aos irmãos de Sören, não queria dizer que iria acontecer a Hans, e, como eu já disse, se o seu destino fosse morrer ele acabaria por morrer.

    • Marta Carolina
    • Posted Janeiro 25, 2009 at 4:29 pm
    • Permalink

    Olá!

    Em relação à decisão de Sören, eu discordo. Tudo bem que ele queria o melhor para o filho, mas o melhor para ele não seria seguir o seu sonho? Foi demasiado rijo com o filho, o que acabou por resultar na sua fuga. Talvez não tenha ponderado o suficiente e não tenha conversado da melhor maneira.

    Se fosse Sören, tinha tido uma conversa séria com Hans, mostrando os meus pontos de vista e deixando que ele mostrasse os seus, para chegarmos a um acordo.

    • Carla Lourenço
    • Posted Janeiro 31, 2009 at 6:20 pm
    • Permalink

    Olá!
    Eu não concordo com a decisão de soren. Se eu estivesse no lugar de soren ajudaria Hans a realizar o seu sonho, pois eu penso que toda a gente deve realizar os seus sonhos.Na minha opnião foi a decisão de soren que fez com que hans fugisse de casa.

  7. Olá!KRL ja n me lembro k ia dixerr


Deixe uma Resposta

